terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

#fundaçãodasartesfaçoparte


Publicado na página AlertaFascs do Facebook


É um movimento criado por alunos e professores da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, instituição que completará 45 anos em 2013 e que foi intitulado, incialmente, AlertaFascs – livremente inspirado no movimento da Escola Livre de Teatro de Santo André chamado “ELT em Alerta” por conta de inúmeras dificuldades vividas ao longo dos últimos anos.

Foi uma forma de chamar a atenção para a falta de diálogo e para as medidas implantadas pela nova administração da instituição que colocaram em risco projetos artísticos, culturais e pedagógicos de artes visuais, dança, música e teatro.

Aos poucos, ex-alunos, pais e os mais diversos representantes da sociedade civil e da sociedade política começaram a aderir ao movimento (veja “nas mídias” tudo o que já saiu na imprensa e mídias sociais).

O objetivo inicial, além de chamar a atenção, foi o de criar canais de comunicação e diálogo. Sexta-feira passada, dia 08 de fevereiro, dez alunos e cinco professores foram recebidos pelo Chefe de Gabinete do Prefeito de São Caetano Paulo Pinheiro, Sr. Eduardo Casonato. Em uma reunião com mais de três horas de duração, todos os problemas identificados e amplamente divulgados pela imprensa e mídias sociais foram apresentados. Nenhuma resolução foi tomada; no entanto todos entenderam que, neste momento, o diálogo é fundamental para encontrar soluções. O Chefe de Gabinete se prontificou a verificar todos as questões relacionadas aos problemas, trabalhar pela resolução deles e, posteriormente, comunicar à toda a comunidade da Fundação das Artes.

Para quem quiser entender o passo a passo do que está acontecendo, acesse o blog http://fundacaodasartesfacoparte.blogspot.com.br/ e veja a postagem “cronologia”. Em “documentos”, são apresentadas informações complementares acerca do que está acontecendo.
Focados no objetivo de dialogar, os próximos passos são:

- Durante a semana pós carnaval, serão constituídas, eleitas e/ou validadas as comissões setoriais de alunos, ex-alunos, pais e professores para compor uma Comissão Mista – responsável pelo diálogo com a nova admisnistração;

- Dia 18 de fevereiro, às 18h, na Fundação das Artes, ocorrerá uma reunião da Comissão Mista de alunos, ex-alunos, pais e professores com a Direção Geral para ter um posicionamento diante das cartas de professores, alunos de música e alunos de teatro entregues na semana passada. Após esta reunião, a Comissão mista se encontrará para analisar a situação;

- Dia 20 de fevereiro, às 18h, na Fundação das Artes, haverá uma assembleia geral para tomar decisões a partir do que foi apresentado.

- Dia 21 de fevereiro, a partir das 19h30, estendemos o convite do Secretário Municipal de Cultura e Presidente da Fundação das Artes, Sr. Jander Cavalcanti de Lira, para que todos compareçam à Câmara Municipal de São Caetano do Sul para a cerimônia de posse de Conselho Municipal de Política Cultural Biênio 2013-2014 e do ato Pró-aprovação do Plano Municipal de Cultura de São Caetano do Sul – documento de planejamento que foi elaborado em 2012 com a participação intensa da sociedade civil e que garante a realização dos projetos culturais em São Caetano e de muitas das reivindicações do movimento de alunos, ex-alunos, pais e professores da Fundação das Artes.

Movimento #fundaçãodasartesfaçoparte: a favor da história e da trajetória da Fundação das Artes, de seus alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário