quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Caminhada Artística pelo Plano Municipal de Cultura


Alunos, ex-alunos, pais e professores da Fundação das Artes e artistas da região organizam Caminhada Artística em prol da Fundação das Artes e pela aprovação do Plano Municipal de Cultura
Artistas de diferentes segmentos, alunos, ex-alunos e professores da Fundação das Artes e diversos setores da Sociedade Civil organizam Caminhada Artística pela aprovação do Plano Municipal de Cultura em prol da Fundação das Artes.

Na próxima quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 2013, artistas, estudantes e professores de arte e representantes da sociedade civil farão uma Caminhada Artística em prol da Fundação das Artes e pela Aprovação do Plano Municipal de Cultura de São Caetano do Sul.

“Eu aprovo!”, como foi batizada essa iniciativa, é um movimento em prol da participação social na construção de políticas públicas e no desenvolvimento da cidadania. O primeiro foco desde movimento é a aprovação do Plano Municipal de Cultura, documento aprovado pelo Ministério da Cultura que foi construído em 2012 a partir três aspectos principais: participação social, a consultoria técnica do Ministério da Cultura (MinC) e o envolvimento da gestão municipal.

O Município de São Caetano aderiu, em 2012, ao Sistema Nacional de Cultura foi contemplado em um projeto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do MinC, que fez assessoria técnica para elaboração do Plano. Ao longo de 2012, foram feitos 35 encontros públicos e uma Conferência Municipal, nos quais todos os pontos foram discutidos. O resultado do trabalho, fruto da participação de mais de 500 pessoas, é um Plano com 210 ações, indicadores e uma metodologia muito elogiada pelo MinC (servirá de referência para outras cidades) aguarda, desde o ano passado, aprovação na Câmara. Na última sessão ordinária de 2012, mais de 100 alunos e estudantes da Fundação das Artes, artistas e cidadãos manifestaram seu apoio para a aprovação do projeto. O Plano prevê a manutenção de várias ações culturais, como as bolsas de estudo para estudantes da Fundação das Artes, grupos musicais, reforma de equipamentos e plano de carreira para funcionários da cultura – questões muito discutidas na cidade neste momento, por conta da novas medidas administrativas que foram duramente questionadas por toda a comunidade de alunos, ex-alunos, pais e professores da Fundação das Artes. 

A partir das 18h30, a concentração ocorrerá ao lado do Teatro Municipal Santos Dumont, Av. Goiás, 1.111, B. Santa Paula. A partir das 19h, os participantes caminharão 450 metros pela calçada da principal avenida de São Caetano do Sul em direção à Câmara Municipal, situada na mesma via, na altura do número 600. Às 19h30, os manifestantes participarão, no plenário da Câmara, da posse do Conselho Municipal de Política Cultural, biênio 2013-2014. Pedirão pela aprovação do Plano Municipal de Cultura e se manifestarão pela cultura em São Caetano do Sul e em prol da Fundação das Artes. Será um ato artístico e lúdico. A proposta é que as pessoas venham com camisetas ligadas a movimentos culturais ou com figurinos de espetáculos. Musicistas comparecerão com seus instrumentos.

Clique aqui para ver matéria do ABC Repórter sobre a Caminhada Artística:
Confirme aqui sua presença e divulgue a caminhada através do Facebook:

Sobre o Plano Municipal de Cultura
Projeto de lei que está na Câmara Municipal elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura e sociedade civil em 2012, com apoio do Ministério da Cultura e Universidade Federal da Bahia. Para saber mais, acesse: www.planomunicipaldecultura.com.br (página do projeto MinC-UFBA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário