quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Informe de 21 de fevereiro de 2013 - Noite especial em São Caetano do Sul.



Mais de 150 pessoas participaram da Caminhada Artística pela Aprovação do Plano Municipal de Cultura e em prol da Fundação das Artes. A concentração começou no Teatro Santos Dumont e às 19h10, todos saíram em direção à Câmara Municipal. Foi uma caminhada cultural, lúdica, com artistas, professores e alunos das mais diferentes linguagens por quase 500 metros na Avenida Goiás - principal via da cidade.

Depois de uma pequena "evolução" em frente à sede da Secretaria Municipal de Cultura, os integrantes se dirigiram para a entrada da Câmara Municipal.  Aqui registra-se a nota triste, pois em princípio foram todos barrados pela Guarda Civil Municipal - embora a Secretaria de Cultura estivesse informada sobre a Caminhada artística. Após muita negociação feita por uma professora e uma conselheira de cultura que já estavam dentro do auditório, a entrada foi autorizada.

No entanto, mochilas foram abertas, alunos revistados e a entrada controlada. Oito viaturas acompanhavam do lado de fora; dentro, diversos guardas ficaram de "plantão". Parece que alunos vestidos com figurinos, portando instrumentos e camisetas de atividades culturais assustaram bastante ao Poder Público - executivo e legislativo. Tanta alegria e participação social não deveriam ser tratados dessa forma.

Enfim, todos entraram; sem os instrumentos e as faixas, mas entraram; sem fazer barulho ou cantar, mas entraram; sob as vistas de muitos guardas armados, mas entraram.

Ocorreu, enfim, a posse dos conselheiros para o biênio 2013-2014, com a presença de 11 dos 19 vereadores (Carlos Seraphim, Cidão do Sindicato, Edison Parra, Fábio Palácio, Fábio Soares, Jorge Salgado, José Xavier, Magali Pinto, Marcel Munhoz, Roberto do Proerd, Severo e Amigos). Logo após a posse, foi feita a primeira reunião ordinária para eleição do Presidente e Secretário.

Durante toda a caminhada e cerimônia da Secretaria de Cultura, alunos mostraram cartazes com frases sobre a situação: "Fundação sem cortes", "Apoiem as artes", "Eu aprovo o Plano de Cultura", "A Fundação não é o Alcina", "Um voto pela Cultura". O Secretário Jander de Lira anunciou que os problemas da Fundação serão resolvidos e que as bolsas dos estagiários serão imediatamente retomadas.

Foi uma festa da participação social e da mobilização artística. Queremos o Plano Municipal de Cultura construído pela sociedade em 2012 aprovado e colocado em prática.

Fazemos parte desse movimento e estamos alerta, muito alerta, aguardando as respostas e o posicionamento oficial da Prefeitura sobre a Fundação das Artes.

Parabéns a todos que estão escrevendo uma nova história em São Caetano do Sul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário