quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Trupe Sinhá Zózima publica carta de apoio ao movimento Fundação das Artes Faço Parte



sempre é bom saber que,
quase sempre não temos a real noção das ações e de suas consequências.
A Trupe Sinhá Zózima grupo brasileiro de teatro que pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico, formou-se, em 2007 logo após o curso de formação de atores na Fundação das Arte de São Caetano do Sul, e vem por meio desta, manifestar sua tristeza em relação ao que tem ocorrido na instituição, esta, que orgulhosamente foi e é sua referência nos estudos, práticas e encontros com artistas formados ou em processo de formação pela instituição.
Através da pesquisa continuada de teatro dentro do ônibus urbano em movimento e da residência artística no Terminal Parque Dom Pedro II (projeto contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro no Município de São Paulo), espaço onde circula diariamente mais de 200 mil pessoas, onde 75% são pessoas que nunca tiveram acesso e nenhum contato com uma expressão artística, a Trupe vem promovendo o encontro com o sonho antigo de que a arte é direito de todos e dever do poder público em fomentar ações que possibilitam esta experiência. A Trupe Sinhá Zózima passou por vários estados brasileiros e também no continente europeu e sempre, desde sua origem faz questão de dizer: foi formada pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul! Pelo carinho, respeito, confiança que a instituição, seus mestres, alunos e funcionários sempre tiveram conosco. Mas, principalmente, pela oportunidade de aprendizado, de acesso a arte, pois vivemos num pais que o acesso á arte é cada vez mais privilégio de poucos.
Saber por exemplo que a bolsa estudo foi cortada para alunos que não residem em São Caetano do Sul, é saber que um passo foi dado para trás, que o acesso não será mais permitido, é saber que um dos fundadores da Trupe Sinhá Zózima que mora no extremo leste de São Paulo, que viajava cinco horas por dia para ir a Fundação das Artes não conseguiria finalizar seus estudos, pois por um ano e meio este auxílio fomentou seus estudos, fomentou o seu encontro com estudantes de São Caetano do Sul, fomentou a esperança que o Teatro no ônibus seria possível, que o encontro de alunos de São Paulo, São Bernardo do Campo e São Caetanos do Sul na Fundação das Artes formaria a Trupe Sinhá Zózima e a realização de mais de quatrocentas apresentações pelo Brasil e mundo a fora, o encontro com mais de 12.800 passageiros espectadores.
Por esse e outros cortes é que repudiamos esta ação e pedimos diálogo, soluções, força de vontade e reflexão do poder público, dos artistas e da sociedade. A Trupe Sinhá Zózima está à disposição, está atenta, estamos com os alunos, mestres e ex-alunos. Estamos e sempre estaremos pelo direito ao acesso e o encontro da arte com o cidadão, independente de onde ele esteja, pois lutamos por um teatro do encontro sem fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário