terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Manifesto de ex-alunos da Fundação das Artes

A Fundação das Artes de São Caetano é uma escola ímpar na formação de artistas e cidadãos. É uma escola que forma artistas, mas para que esta formação aconteça plenamente a formação do cidadão é trabalhado firmemente, uma vez que o artista em sua plena ação deve ter a consc...iência para o coletivo e não preocuparse com o individual. Este é um momento muito sério na história da Instituição de ensino de artes Fundação das Artes. Meses atrás a cidade passou por um turbulento período eleitoral em que todos ACREDITARAM que seria de mudanças e novas propostas.
Mas o que estamos presenciando no setor da Cultura na cidade de São Caetano do Sul é completamente inverso. Não houve diálogo para a formação da nova equipe e a equipe de coordenadores, alguns atuantes há dezessete anos foram destituídos do cargo. Não são os chamados cargos de confiança, são professores que vestiram a camisa e com certeza abriram mão de coisas para exercer com afinco as propostas do que esperamos que seja uma escola de artes. A Fundação sempre teve problemas com o espaço, hoje a coisa se dificultou ainda mais, pois os espaços anteriormente conquistados também foram tirados da administração da escola. Onde os alunos se apresentarão? Nos auditórios das escolas municipais? Eles não terão a experiência do que é apresentar-se em espaço com luz cênica, por exemplo? E as questões acústicas para a Escola de Música? Os alunos se apresentarão em espaços inadequados para os recitais e concertos?
Entendemos que a arte está em todo lugar, mas para uma formação ampla condições mínimas devem ser observadas. O Teatro Timochenco Wehbi (um dos grandes professores da Escola de Teatro e dramaturgo reconhecido internacionalmente) está interditado e mesmo interditado tem aulas. A gestão fala em regularizar o que não está regularizado, mas questões mínimas não são observadas. Os gestores atuais e direção pedagógica parecem desconhecer a natureza da criação artística e principalmnente da formação do artista. A Escola por natureza é uma produtora de artes, a produção é fruto de processos pedagógicos que visam a formação do artista. Não teremos mais as montagens teatrais nom caráter que eram com uma preocupação em proprocionar para o aluno uma vivência do que é de fato uma temporada de teatro?
A ESCOLA PRODUZ ARTE, É INERENTE A ELA PRODUZIR. A Escola sempre foi representada nacionalmente pelos alunos em encontros artísiticos variados, inclusive com grande visibilidade e reconhecimento da qualidade do trabalho. A Escola de Dança já criou coreografias que foi vencedora em edições do Festival de Joinville, que é referência mundial na dança. Alunos de Artes Visuais já foram escolhidos para participar de exposições internacionais. Sem contar o respeito que a Escola de Música tem perante toda a academia de artes no Brasil. E isso é produção artística. Ela deve ser incentivada e não disseminada.
A Fundação das Artes nunca foi nem nunca será uma escolinha. ELA É UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE ARTES. ELA PROMOVE O ACESSO À ARTE. ELA É UM PATRIMÔNIO CULTURAL E DEVE SER TRATADA COMO TAL. Pedimos que as autoridades públicas do município de São Caetano do Sul ou não intercedam pela manutenção da arte. Num país onde a arte é tão marginalizada lugares como a Fundação das Artes tornam-se um lugar de resistência. RESISTIREMOS TODOS. Cabe a nós defender a história e o legado da Fundação das Artes.

Um comentário:

  1. É lamentável tudo o que está ocorrendo na Fundação das Artes, não pensava estar vivendo em uma ditadura.
    Queremos a Fundação das Artes "VIVA".
    Quanto a bolsa de estudo ela tem que ser dada para todos os alunos independente de sua cidade de origem, sabe porque ?, porque com certeza este aluno escolheu esta instituição pela qualidade de ensino que possui, e isto deveria ser uma honra para a direção e não um empecílho ou um entrave que impossibilite muitas pessoas de frequentar as aulas.
    Alunos e ex alunos enalteceram o nome da Fundação das Artes em festivais importantes a exemplo o maior festival de dança do mundo o de Joinville/SC, onde consta no Guinness Book, isso não seria possível se não fosse por horas de ensaio e pela dedicação dos professores, tenho certeza que o mesmo ocorre com a música, o teatro e artes visuais.
    Será que a nova direção quer a Fundação das Artes "VIVA" ?

    ResponderExcluir